BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

quinta-feira, 12 de abril de 2012


Homem é preso após atirar em agente penitenciário

http://www.portaldiario.info/teofilootoni/index.php/policia/502-homem-e-preso-apos-atirar-em-agente-penitenciario




Deportado dos EUA cumprirá medida socioeducativa de 13 dias


Denunciado à Justiça de Minas Gerais sob acusação de latrocínio (roubo seguido de morte) desde 2008, quando tinha 17 anos, José Rogério Ferreira de Souza, 20, vai cumprir medida socioeducativa por apenas 13 dias.

Isso porque Souza, que fugiu para os Estados Unidos, vai completar 21 anos no próximo dia 24, segundo o delegado Antônio Carlos de Alvarenga Freitas, chefe da Polícia Civil em Teófilo Otoni (a 452 km de BH), onde o crime ocorreu.


Pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a medida socioeducativa só pode ser aplicada até a idade de 21 anos. O tempo máximo da punição determinado pelo estatuto é de três anos.


Souza desembarcou na manhã desta quarta-feira, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e foi entregue à Polícia Federal pelo departamento de Imigração dos Estados Unidos. Ele está preso na divisão de capturas da polícia paulista e chegará a Teófilo Otoni até sexta-feira.


Segundo a polícia mineira, o rapaz ficou um ano e dois meses preso nos Estados Unidos, por estar vivendo ilegalmente no país. Foi após a prisão no exterior que a polícia brasileira soube o paradeiro do fugitivo.


O delegado disse que a polícia mineira comunicou a polícia americana sobre a situação de Souza, que era foragido da Justiça no Brasil. Isso, porém, não apressou a deportação dele.


O CRIME


Souza e mais dois adultos foram denunciados sob acusação de roubo seguido de morte de um taxista. Os dois homens foram presos e condenados a 29 anos de prisão. Souza, que era adolescente à época, fugiu.


A polícia mineira informou ainda que, até ser preso, o rapaz viveu nos Estados Unidos com nome falso.


Ao chegar à cidade mineira, Souza será levado para o presídio local, onde deverá ficar por cerca de 11 dias.



Rebelião de presos mostra fragilidade do sistema prisional


Mais uma rebelião no Espírito Santo. A noticia seria normal, pois a situação carcerária no Espírito Santo já foi tema de reportagens na Rede Globo de Televisão. Na época foram denunciadas diversas situações dos presididos em todo o Brasil.
Se existe ou não omissão o certo é que mais uma rebelião aconteceu em uma unidade do Centro de Detenção Provisório – CDP de São Domingos do Norte. No local existem presos com perfis diferentes da região metropolitana e com um numero reduzido de presos ninguém poderia imaginar ou supor que estouraria qualquer tipo de motim ou movimento de rebelião.
Na última sexta-feira (06/04), os internos iniciaram uma quebradeira na unidade, aparentemente sem motivo algum, mas segundo informações o fato foi propiciado por um erro no procedimento, pois, foram colocadas duas galerias ao mesmo tempo para o banho de sol, o que gerou um choque entre os internos devido a possíveis rivalidades que existem dentro da Unidade e com isso não teve como dissolver a rebelião pelo o já combalido número de Agentes por plantão.
Muitas reclamações que estão vindo daquela unidade relatam problemas em relação ao atual gestor, tanto em termos da falta de procedimentos, quanto na questão do tratamento ao servidor. Recentemente, na implantação da malfadada hora-extra, o que é direito nosso, tiveram dificuldades para iniciarem o processo devido a questionamentos do diretor relatou um agente.
A população carcerária do Espírito Santo atingiu, no último dia 21, o impressionante número de 13.707 detentos, entre homens e mulheres. Igualmente assustador é o número de presos foragidos das unidades do Estado. Dados oficiais da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) mostram que desde 2008 pelo menos 712 internos deixaram os presídios. E o rosto de cada um deles está em uma página, da própria secretaria, na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário