BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

domingo, 29 de janeiro de 2012



Poços Após motim, presídio passa por obras emergenciais


Agente penitenciário é preso suspeito de vender celular na Nelson Hungria

Agente penitenciário é preso durante operação da PM 

Um agente penitenciário foi preso durante a Operação Férias Segura, realizada pelo Batalhão de Eventos da Polícia Militar (BPE). O suspeito estava com outro homem em uma moto que foi abordada na Avenida Padre José Maurício, no Bairro Vista Alegre, na Região Norte de Belo Horizonte. Com a dupla foi encontrados dois tabletes de crack.

De acordo com o capitão Cinério Gonçalves Gomes, os militares faziam uma blitz na avenida quando alguns suspeitos, após avistarem as ações, saíram de um caminhão de cerveja e fugiram. “Abordamos o motorista do caminhão e ele disse que tinha sido assaltado no Bairro Gutierrez. Ele passou as características dos suspeitos e começamos a persegui-los”, afirma o capitão.

Durante o rastreamento na região, os militares abordaram uma moto onde estava dois homens. Com um dos suspeitos foram encontrados dois tabletes de crack. “Um dos detidos é agente da Penitenciária de São Joaquim de Bicas”, diz o capitão.

O agente, Geraldo de Almeida Sanchez, e o outro homem, Cláudio Antônio da Silva, ambos de 28 anos, foram encaminhados para a delegacia do Barreiro. Os suspeitos de assaltar o caminhão de cerveja não foram encontrados
Vídeo mostra como será o presídio da PPP em MG


Ministério Público cobra agilidade do governo mineiro no projeto de reforma do Presídio de Araguari




O Ministério Público de Minas Gerais entrou com uma Ação Civil Pública cautelar preparatória, com pedido de liminar (e astreintes) para que o governo estadual envie projeto de ampliação e reforma do Presídio de Araguari.

De acordo com o promotor André Luís Alves de Melo, a unidade prisional do município está superlotada, provocando insegurança na comunidade local e condições desumanas aos presos.

O representante do MP argumentou na ação que o estado de Minas Gerais não pleiteia projetos junto ao governo federal por uma questão política, em razão do governo de Minas ser PSDB e o governo federal ser PT. “Em Araguari, há mais de 200 presos no regime semi-aberto e fechado, além de 90 no aberto, cumprindo pena domiciliar por falta de vagas.”

O promotor contou na ação que o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, determinou a apresentação de propostas para o Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional. Os Executivos estaduais são responsáveis exclusivos pela elaboração dos projetos, segundo a Portaria 522/2011.

O prazo para o envio de propostas, prorrogado para o dia 31 de janeiro, é para a obtenção de financiamento com recursos do programa nacional pelo Poder Executivo para o ano de 2012.


.
Detento durante prestação de serviço no próprio presídio


.
Para o promotor André Luís, a unidade prisional do município
está superlotada, provocando insegurança na comunidade
local e condições desumanas
aos presos
O Presídio de Araguari foi inaugurado em 2004, com capacidade para 101 presos e atualmente conta com cerca de 200 reclusos, “o que definitivamente sobrecarrega de forma desumana e perigosa as celas, e coloca em risco o interesse difuso da comunidade local, em termos de segurança pública e saúde pública”.

De acordo com os autos, em abril de 2011, foi pedida a interdição parcial do presídio, quando a população carcerária atingiu 150% da lotação. O mérito da ação está pendente de julgamento.

Segundo o MP, na unidade prisional de Araguari não existe ala, bloco ou cela exclusiva para as presas, que precisam ser levadas para um antigo educandário, na zona rural. Além disso, o promotor afirma que o Fundo Penitenciário Nacional, do Orçamento Geral da União, destina-se a diminuir esse déficit de vagas, e que cabe apenas ao Estado de Minas Gerais enviar os projetos demonstrando a necessidade das unidades prisionais.

Motivos políticos

Ainda de acordo com o promotor André Luís, Araguari precisa tanto da reforma do presídio masculino como a construção do presídio feminino. No entanto, apesar do incentivo do governo federal para redução do déficit carcerário, Minas Gerais não teria apresentado projetos.

Ele afirmou que há descaso com o Estado de Minas Gerais, exemplificado com a atual situação emergencial provocada pelas chuvas, e comparou o tamanho do estado, que tem o maior número de municípios (853) e é o segundo colégio eleitoral do país, com as despropocionais transferências de recursos para obras de prevenção. “Minas contou com 2,5% do valor total das transferências de recursos direitos da União.”

“E, em relação às aplicações diretas nas prefeituras, os municípios mineiros ficam em situação ainda pior, com apenas 1,7% dos investimentos, enquanto os do Paraná e de São Paulo tiveram mais de 30%, cada”, completou André Luís na petição.

O promotor disse ainda que o site da Secretaria de Defesa Social (SEDS) de Minas Gerais previa a construção de novos complexos penitenciários, “porém se passou o ano de 2011 e até a presente data ainda não foi realizada a construção de mais unidades prisionais.”

O representante do Ministério Público Estadual afirmou, ainda, que a proposta de reforma e ampliação do Presídio de Araguari existe, da mesma forma como a da construção do presídio feminino. Segundo ele, os projetos estão na Secretaria de Estado de Defesa Social, e falta apenas “empenho” do Estado para executá-los.

“A interferência do Judiciário visa apenas garantir que o projeto seja enviado ao governo federal, para angariar recursos para melhorar as condições dos estabelecimentos prisionais”, concluiu André Luís. (com assessoria)
fonte: gazetadotriangulo

FUGITIVOS DA PARAÍBA SÃO PRESOS EM MINAS

Operação Sabará: foragidos do Presídio de Pombal são presos em Minas Gerais
Por volta das 12h desta terça-feira (24), policiais civis da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Delegacia Municipal de Pombal, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Gerência de Inteligência da Secretaria de Segurança (Gintel), recapturaram os apenados Julian Lenio Alves Soares (20 anos) e José Wellington da Silva Souza (21 anos), acusados de tráfico de drogas. Eles haviam fugido da Cadeia Pública de Pombal no último dia 19.

Os detentos foram capturados no município de Sabará, em Minas Gerais, nas imediações da BR-381, km 450, quando estavam em um veículo Fiat Idea, de cor preta e placas MOG-0094/PB, dirigido pelo advogado José Hélio de Oliveiro Júnior. Eles informaram que estavam se dirigindo ao Estado de São Paulo, tentando despistar a ação da polícia local para não serem presos novamente.

Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Polícia Civil de Pombal para apurar as circunstâncias da fuga e verificar qual a participação do advogado que dirigia o veículo utilizado na fuga dos presos.

FOLHADOSERTAO


Falso agente penitenciário é preso

Vigilante foi surpreendido com equipamentos de uso exclusivo de policiais       fonte:Jornal Coletivo

Dois documentos de identificação apreendidos com Willams Araújo de Santana também não tiveram autenticidade comprovada 
Dois documentos de identificação apreendidos com Willams Araújo de Santana
também não tiveram autenticidade comprovada
 titular da Delegacia de Defraudações (DEF) apresentou, na manhã de hoje, um homem de 38 anos que se passava por agente penitenciário do estado de Goiás. Com ele foi encontrado um colete balístico, cinto operacional, dois sprays de pimenta, distintivo, boné de policial, um revólver calibre 38 e dois documentos falsificados, sendo um da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, que o inscreve como agente de segurança prisional, e outro da Polícia Federal que o autorizava ter porte de arma. Os dois órgãos foram procurados pela PC-DF e negaram a emissão dos documentos para o acusado.

O delegado-chefe da DEF, José Roberto Soares, disse que a polícia chegou ao rapaz depois de receber uma denúncia anônima informando que o vigilante Williams Araújo de Santana estaria se passando por policial civil do estado de Goiás. Os investigadores foram até Planaltina, onde o acusado mora, e encontraram Williams com a documentação falsa e com os equipamentos especiais. Mesmo depois de surpreendido pelos policiais, o rapaz se diz inocente e que a autorização do porte de arma e a carteira de agente de segurança prisional são verdadeiras. “Nós investigamos todas as informações passadas por ele e descobrirmos que realmente se trata de uma farsa”, comenta o delegado.


Reclusão pode chegar a 10 anos

O suspeito contou que é agente prisional desde 2008 e teria comprado a arma para se defender de bandidos que o ameaçam de morte. Segundo Williams, o revólver e a documentação do porte de arma foram comprados de um despachante da PF. O acusado foi indiciado por posse de arma e uso de documento falso. Se condenado, ele pode pegar de quatro a 10 anos de reclusão.
CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO FEDERAL 2012

O Concurso para Agente Penitenciário Federal 2012 está prestes ser lançado pelo Depen. Está previsto para o ano de 2012 a realização do concurso para o cargo de Agente Penitenciário Federal. Segundo o Ministério da Justiça, o órgão responsável pela administração prisional federal e pelos presídios federais, Departamento Penitenciário Nacional – Depen, existe urgência em contratar novos agentes penitenciários e, por esse motivo o concurso federal deve acontecer já no primeiro semestre de 2012.
A remuneração atual de um agente penitenciário federal é de R$ 3.254,04 (três mil, duzentos e cinquenta e quatro reais e quatro centavos) referentes ao vencimento básico, acrescido de Gratificação de Desempenho de Atividade de Agente Penitenciário Federal. As principais atribuições do agente penitenciário são: realizar a vigilância interna e externa nas unidades prisionais Federais, realizar escolta armada de presos para audiências, consultas em hospitais, realizar revistas em celas e em qualquer visitante que comparecer nas unidades prisionais, além de cuidar da parte burocrática da instituição.

Para realizar o concurso de agente penitenciário federal 2012 o candidato deve possuir o ensino médio completo, ter boa conduta social, gozar de boa saúde física e mental, estar em dia com as obrigações militares (ser for do sexo masculino) e eleitorais. Consta como requisito ainda carteira nacional de habilitação em categoria B para direção de veículos automotores.
Os aprovados no concurso agente Penitenciário Federal 2012 passarão por um curso de formação por um período de seis meses, que atualmente é de responsabilidade do Ministério da Justiça e ministrado na Academia Nacional de Polícia, sob jurisdição da Polícia Federal.
O concurso público dispõe de duas fases, sendo a 1ª composta por 4 etapas, todas elas em caráter eliminatório. São elas: prova objetiva prova de aptidão física, prova de aptidão psicológica e investigação para verificação de antecedentes criminais, também eliminatória.
Durante o curso de formação o candidato recebe remuneração e auxilio médico e dentário, além de fardamento. Para obter mais informações sobre o concurso de agente penitenciário federal 2012, os interessados podem consultar o endereço eletrônico do Ministério da Justiça, o Depen/MJ.
CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO MG 2012

O Concurso Agente Penitenciário MG 2012 tem realização prevista para o primeiro semestre de 2012 no Estado de Minas Gerais. O Concurso Agente Penitenciário MG 2012 tem por finalidade preencher vagas nas unidades prisionais do Estado.
 O edital para o concurso de Agente Penitenciário deve ser lançado em breve pela Secretária de Estado e Defesa Social – SEDS, que tem urgência em suprir a demanda operacional nas unidades prisionais do Estado.
Com um salário de R$ 1.954, o Agente Penitenciário trabalha 40h semanais em regime de dedicação exclusiva e tem como principais atribuições as de garantira a ordem e a segurança nos estabelecimentos prisionais, desempenhar ações de vigilância interna e externa, realizar operações de escolta armada de presos, revistas em visitantes e familiares em dias de visita, redigir relatórios de comunicações internas, dentre outras.
Os requisitos básicos para quem deseja realizar o concurso de Agente Penitenciário MG 2012 são: ter nível de ensino médio completo (2º grau) estar em dia com as obrigações militares, ter boa conduta social. Os aprovados nos concurso de agente penitenciário 2012 passarão por treinamento ministrado pela SEDS, onde aprenderão sobre Direitos Humanos, primeiros socorros, legislação institucional, direitos e deveres do condenado, Lei de Execução Penal, etc.
Após o curso, os aprovados serão nomeados agentes penitenciários sendo lotados nas unidades prisionais estaduais de Minas Gerais. Para maiores informações sobre o concurso de agente penitenciário MG 2012 os interessado devem consultar o endereço eletrônico www.seds.mg.gov.br.
fonte:  http://www.sitedeconcursos.org/concurso-agente-penitenciario-mg-2012.html



Um comentário: