BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fardas ou Uniformes?

Fardas ou Uniformes?

Por Wanderson Eustáquio Costa
Agente Penitenciário
wandersocope@oi.com.br

É muito usual a terminologia “farda” no meio prisional. Há um equívoco quando associamos o nosso uniforme ao pejorativo militar “farda”. Nenhuma instituição civil, exceto aquelas comandadas por militares, inscrevem em seus regulamentos, o vocábulo farda (ou fardamento).

É muito difícil para o homem de espírito militar entender o nosso raciocínio. Muitos não conseguem dissociar disciplina do militarismo, que não é o objeto do nosso ensaio, apesar de estar em curso por este autor.
A farda, como prefere os teóricos do sistema prisional, é termo usual do meio militar e jamais mencionado ou disseminado em instituições civis. É visível a obsessão amorosa do Sistema Prisional pelas práxis militares, pois busca o tempo todo espelhar-se em rituais militares, exceto no tocante a gestão organizacional destes, o que seria edificante.

Querem usar farda, sem ser militares. Querem usar cobertura militar (boina francesa), sem distinguir locais cobertos dos descobertos. Querem ser tudo, exceto um corpo civil organizado e sem amarras militares.

Em suma, a farda é uma vestimenta militar  é uma terminologia adotada pelos militares pátrios. Enquanto o uniforme, termo universal é o mais apropriado para nosso contexto e não poderia ser diferente em razão do nosso papel social.

8 comentários:

  1. Com todo respeito a todos os colegas profissionais do sistema prisional;
    Agente é agente, polícia é polícia. É infantil e extremamente "besta", um agente penitenciário querer bancar o polícia.

    Por que não honrar a verdade ?
    Por que não honrar seu uniforme ?

    Ganhe mais ou ganhe menos,
    seja mais ou menos, melhor ou pior, mas seja o que voce é.

    Grato a todos pela atenção,
    Até.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado!!! Militarizar o que é orgão civil chega a ser rdículo.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa nem sei se são do sistema prisional mesmo, no meu contra cheque eu recebo auxilio FARDAMENTO, se fosse Uniforme viria Auxilio Uniforme ou algo do tipo, o nome se é farda ou uniforme não muda nada, só alguns Militares idiotas que acham que a termologia FARDAMENTO foi Feita exclusivamente para militares, desculpa amigos eu uso FARDA, fui ensinado assim no meu CFTP, então sera chamado dessa forma, e não vai ser nenhum militar idiota e burro que vai dizer o contrario.

    ResponderExcluir
  4. farda
    substantivo feminino
    1.
    vestimenta padronizada us. por militares, escolares etc.; fardamento, uniforme.
    2.
    libré de criado.

    ResponderExcluir
  5. Farda e uniforme são sinônimos não justificando qualquer exclusividade no uso do termo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir