BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Plenário recebe projeto que cria 8.361 cargos de agente de segurança.


O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, nesta quarta-feira (15/12/10), durante Reunião Ordinária, mensagem do governador encaminhando o Projeto de Lei (PL) 5.092/10. A proposição cria 8.361 cargos de agente penitenciário e 116 de gestor ambiental, reajusta em 10% os valores de vantagem pessoal de funcionários da extinta Minas Caixa, corrige número de cargos e promove adequações em quadro de pessoal de instituições, entre outras alterações. O projeto chegou com pedido de tramitação em regime de urgência, o que impede que o projeto seja arquivado no fim da legislatura.

A mensagem do governador Antonio Anastasia salienta que as medidas propostas são "abrangentes a diversos quadros de pessoal de órgãos e entidades do Poder Executivo, com importantes alterações em partes das leis que dispõem sobre os planos de carreira dos servidores públicos civis, voltadas para a melhor adequação e aperfeiçoamento de sua estrutura e do seu ajuste ao princípio constitucional da eficiência".

A mensagem cita alguns objetivos da proposta, como dar mais dinamismo à realização de novos concursos públicos e promover a substituição gradativa de contratos administrativos por servidores efetivos, viabilizar a promoção de servidores que preencheram os requisitos de mérito e tempo de serviço, adequar o quantitativo de cargos resultantes da efetivação pela Emenda à Constituição 49, de 2001, e possibilitar a lotação de cargos em entidades que ainda não possuem quadro próprio de servidores efetivos.

Cargos - Os artigos 1º a 3º do PL 5.092/10 referem-se à carreira de Agente de Segurança Penitenciário, criando 8.361 cargos e alterando a estrutura da carreira, com eliminação dos limites de vaga por nível. Na exposição de motivos que acompanha o projeto, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, argumenta que a proposta é necessária para dinamizar a realização de concursos públicos para a carreira. Já o artigo 4º cria 116 cargos de gestor ambiental, lotados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Proposta faz adequações de cargos em várias instituições.

O artigo 5º do PL 5.092/10 altera o Anexo III da Lei 15.462, de 2005, para corrigir o quantitativo de cargos resultante de efetivação pela Emenda à Constituição nº 49, de 2001 e de detentores de função pública não efetivados que pertencem aos quadros da Fhemig. Os artigos 6º, 7º e 8º visam adequar o quadro de pessoal da Fundação Helena Antipoff às atividades desempenhadas no âmbito do Instituto Superior de educação Anísio Teixeira para formação de professores. O objetivo é permitir o ingresso de servidores efetivos para cargos hoje ocupados por contratados.

Da mesma forma, segundo a exposição de motivos, os artigos 9º, 10 e 11 inserem a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex) no plano de carreiras do Grupo de Atividades de Ciência e Tecnologia. E os artigos 12 a 16 inserem a Agência de Desenvolvimento da RMBH e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) no Grupo de Atividades de Desenvolvimento econômico e Social. Essas entidades ainda não possuem quadros próprios de servidores efetivos.

O artigo 17 concede reajuste de 10% sobre valores da vantagem pessoal recebida por servidores da extinta Minas Caixa, com efeito retroativo a 1º de maio de 2010. Com isso, a vantagem terá o mesmo reajuste aplicado à maioria das carreiras do Executivo no mesmo período. O impacto financeira dessa medida será de R$ 4 milhões em um exercício. Já a criação de cargos, de acordo com Renata Vilhena, não gera impacto financeiro, pois se destina à substituição de contratos administrativos, mediante a realização de concursos públicos.

O artigo 18 a 20 estendem o pagamento de Prêmio por Produtividade aos dirigentes de órgãos e entidades do Executivo e seus respectivos adjuntos e vices e aos contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. O artigo 21 propõe licença especial para servidor civil estadual em exercício em Oscip, para regularização de situação previdenciária. Por fim, o artigo 22 busca regularizar a situação da vantagem pessoal recebida por servidores do Ipsemg. Vou tentar explicar o que entendi: Serão criadas 8.361 vagas para o cargo de agente penitenciário, e algumas alteraçoes nao muito importantes serão feitas nela; porém esse número de vagas (8.361) já está incluindo os efetivos "concursados" que já existem no sistema; de forma que as outras demais serão preenchidas através de concursos públicos que se fará durante o mandato de 4 anos. Isso ficará em torno de 4.500 vagas nos próximos 3 anos...

21 comentários:

  1. Projeto de lei nº 5.092/2010

    Cria cargos e altera a estrutura da carreira Agente de Segurança Penitenciário, modifica o Anexo III da Lei nº 15.462, 13 de janeiro de 2005, reajusta os valores da vantagem pessoal de que trata o art. 1º da Lei nº 10.470, 15 de abril de 1991, e dá outras providências.

    Art. 1º - Ficam criados 8.361 (oito mil trezentos e sessenta e um) cargos da carreira de Agente de Segurança Penitenciário, de que trata a Lei nº 14. 695, de 30 de julho de 2003, pertencente ao Grupo de Atividades de Defesa Social do Poder Executivo, com lotação na Secretaria de Estado de Defesa Social.

    Parágrafo único - Em virtude do disposto no "caput", o quantitativo de cargos de provimento efetivo da carreira de Agente de Segurança Penitenciário, constante no Anexo I da Lei nº 14.695, de 2003, passa a ser de 13.365 (treze mil trezentos e sessenta e cinco).

    ResponderExcluir
  2. "como dar mais dinamismo à realização de novos concursos públicos e promover a substituição gradativa de contratos administrativos por servidores efetivos, viabilizar a promoção de servidores que preencheram os requisitos de mérito e tempo de serviço, adequar o quantitativo de cargos resultantes da efetivação pela Emenda à Constituição 49, de 2001, e possibilitar a lotação de cargos em entidades que ainda não possuem quadro próprio de servidores efetivos.
    "DAR MAIS DINAMISMO"...
    "POSSIBILITAR LOTAÇÃO DE CARGOS DE
    PROVIMENTO "EFETIVO" ONDE HOJE NÃO EXISTEM TAIS SERVIDORES...
    E POR AI VAI...
    OU SEJA .....
    ALEM DOS CONCURSOS PUBLICOS PARA VAGAS A SEREM ABERTAS, TAMBEM EXISTIRÁ SEGUNDO O QUE ENTENDI O PREENCHIMENTO DE VAGAS ESPECIFICAS PARA PREENCHIMENTO DE QUADRO E OU ATE AREAS TECNICAS DE CARATER EMERGENCIAL DE CONTRATADOS VIA "EFETIVAÇAO".

    ResponderExcluir
  3. AGENTES PENITENCIARIOS DE MG CONTRATADOS SE LASCARAM, ESSE GOVERNO ESTAR DE PARABENS KKKKKKKKKKKKKK, RSRSRSRSRSRSR AGENTES PENITENCIARIOS CONTRATADOS TOMARAO NO PIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII. KKKKKKKKK SONHARAM TANTO COM FUNÇAO PUBLICA.NÃO CONSIGO IMAGINAR O ESTADO MANDANDO ESSE MONTE DE AGENTE EMBORA DEPOIS DE SUGAR O SANGUE DELES KKKKKKKKKKKK,TUDO DOENTE POIS O ESTADO ADOECEU ESSES HOMENS TUDO E AGORA OS COLOCA NA RUA, DE CARA PROS BANDIDO... ESTADO PORQUEIRA SISTEMA NOJETO

    ResponderExcluir
  4. se esse Governador "anestesia" nao acordar pra realidade que vivemos (aspens), todos iremos perecer, pois querendo ou nao ja estaos marcados no sistema prisional e precisamos de amparo legal do estado se nao iremos todos ficar a margem da vida. EFETIVAÇÃO JÁ !!! PRECISAMOS DE CONCURSO INTERNO OU EFETIVAÇÃO PRA QUEM JA ESTA NO SISTEMAM A MAIS DE 01 ANO.

    ResponderExcluir
  5. Hoje o sistema prisional conta com Mais de um terço de seus profissionais sendo contratados por falta de Concurso publico.
    Os contratados por sua vez estão desempenhando atividades como amenizadors da situação, pois o sistema ira substitui-los por concursados ou seja estes, por sua vez estao que desempenhando a funçao como contratados perderão seus respectivos contratos para um outro alguem,que encontra-se fora do sistema prisonal, por sua vez nem se quer tem ideia de como é o sistema, este ira ocupar o cargo que lhe é de direito.
    E voce que procure outro serviço se não passar no concurso.
    " A SOLUÇÃO MAIS ADEQUADA É QUE O SENHOR excelentíssimo ANTONIO ANASTASIA SENHOR GOVERNADOR DE MINAS GERAIS TOMASSE ALGUMAS MEDIDAS, SENDO ELAS A EFETIVASÃO DE TODOS OS CONTRATADOS COM NOTAS DESEMPENHO BOM EM SERVIÇO" aos demais com notas de desempenho baixo fizessem o concurso juntamente com os demais fora do sistema, pois não é certo tirar alguem que já se adequa ao serviço para treinar um outro alguem para desempenhar a mesma função, concerteza os custos serão muito mais altos para governo, a aproveitação de contratados no sistema seria mais eficaz e mais conveniente.

    Um abraço aos amigos e colegas

    ASS.Dinei GVA

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber sobre o memorando enviado as unidades do estado,reafirmando sobre os postos armados interno e externos serem ocupados só por agente efetivo.
    Se algúem tiver acesso a esse memorando favor postar aqui no blog;pois nas unidades aqui de uberlândia as diretorias escondem todas essas informações

    ResponderExcluir
  7. TEMOS QUE FAZER É UMA PROVA INTRENA MESMO...POIS QUEM ENTRA PELO CONCURSO SÓ POR QUE PASSOU NUMA PROVA????POIS MUITOS NÃO TEM NADA A VER COM O SISTEMA,POR ISSO VAI SE CRIANDO UM MONTE DE LIXOS>>>

    ResponderExcluir
  8. JA VI MUITO EFETIVO FAZER SERVICO RUIM EM CADEIA, E COMO JA VI CONTRATADO FAZER O QUE NAO PRESTA EM CADEIA TB. A DIFERENCA DO BOM AGENTE ESTA NO CARATER, NA FORMA COMO DESEMPENHA SUA FUNCAO. FICO EXTREMAMENTE REVOLTADO QUANDO , TIRANDO MEU PLANTAO NO PV VEM ALGUM AGENTE QUE QUER SEJ POR FRUSTRACAO COM O SERVICO,QUER SEJA PARA DESCONTAR SUAS FRUSTRACOES COM O SISTEMA, LITERALMENTE LOMBRA O PV, DEIXANDO O GAIOLA COM UM GRAVE E PERIGOSO PROBLEMA O RESTO DE SEU PLANTAO.

    E ISSO ACONTECE, INFELIZMENTE, A TORTO E A DIREITA .

    COMO DAR FUNCAO PUBLICA PARA UMA PESSOA DESSA ENTAO? UMA PESSOA SEM CARATER COMO ESSA.

    DE BOA, QUE SEJA AGENTE QUEM TEM POR ISSO VOCACAO, NAO QUEM SO TRABALHA PARA TER O SALARIO NO FIM DO MES.

    ResponderExcluir
  9. nesse proximo concurso, havera prova somente, ou prova e titulos, para ajudar quem já esta dentro do sistema?

    ResponderExcluir
  10. E UMA VERGONHA PARA MINAS GERAIS O GOVERNADOR NÃO OLHAR PARA NOSSA CLASSE SE TORNA REVOLTANTE ELE DEVERIA TRABALHAR APENAS UM DIA EM UM PRESIDIO ASSIM AS VEZES DARIA VALOR PARA NOSSA CLASSE OU FAÇA DIFERENTE PRIVATIZA SUAS PENITENCIARIAS AI VOCE VAI VER O QUE VAI ACONTECER VAI FICAR MUINTO RUIM TENHO CERTEZA

    ResponderExcluir
  11. Pela aprovação do PL 92/2011 (ex-PL 1759/2008) Queremos respeito, tenho 13 anos de exercício na função de ASP e atualmente entrei na justiça via SINDPEN/MG na ação denominada "ex tempori" (reco
    nhecimento da estabilidade e da função pública de imediato). Lembrando que o STF vem reconhendo a função pública e estabilidade em diversos esta
    dos como: Paraíba - Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Prestadores de Servi
    ços que como nós hoje foram efetivados. Não esperem nada desse governo reacionário e elitista
    do PSDB. Esse sujeito quer que a gente se dane. Justiça nesses canalhas!!!

    ResponderExcluir
  12. Ai..gente...a cosntituição federal diz...vc só é servidor legalmente constituido se passar por concurso publico..ninguém obrigou os contratados a assinarem contratos...os concuros estão por vir...quem passar entra ou fica...aos demais só lamento...e mais....o cargo de agente penitenciario é para é efetivo...contratado exerce a função de agente penitenciario...por tres anos...acorda!!!...é essa porcaria de contrato que não da credibilidade pra classe...e quer saber....90% de pessoas que nunca trabalharam no sistema vão entrar...os que aqui estão...não...e dando treinamento adequado...qualquer um trabalha no sistema prisional....vao estudando...dizem as boas linguas...que estoria ,,,geografia alem das outras materias vao estar presente nesse concurso....em breve a verdadeira classe de agentes surgira....so efetivos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo. Contrato é o câncer do sistema. O contratado tem medo de perder o emprego. Então aceita tudo sem reivindicar.

      Excluir
  13. e uma pena ouvir um comentario assim esse cara deve ser um daqueles agentes efetivo que senta a bunda no banco e espera so o dia de sacar seu dinheiro.o imbecil sou efetivo e pessoas como voçe e que dar valor para seus colegas de trabalho sao tam bom ou melhores do que muitos efetivos,agora nunca se esqueça que eu ja vi pessoas como voçe cair do cavalo.tem que dar a efetivaçao para eles sim !imagine voçe desempregado tendo que colocar comida dentro de casa tem colegas que tem muitos anos de sistema valo porque ja fui contratado, chega em uma firma para procurar emprego e fala :ja fui agente eles pegam seu curriculum e joga fora isso e o que babaca!caros amigos se precisar de um amigo efetivo para suas manifestaçoes conte comigo nao desanime.lembrando que os contratados respondem como efetivo, deus te abençoe e que voçe nao tenha que precisar de um contratado quando o bicho pegar!!!!!! eu posso!

    ResponderExcluir
  14. olá!!para todos.muitos efetivos se gloriam pela vitoria que tem de ser um efetivo,pois eu fico muito contente com isso todos nós lutamos por um objetivo na vida,mais o que mais mim deixa triste e ver alguns agentes efetivos pensado que e melhor que os contratados,nós somos todos iquais,leiam esta historia.nome:"historia final"
    havía hum jovém determinado em ser um soldado,sonho de criança mais si tornou realidade pois este joven era estudioso e muito trabalhador,pois passaram nor concurso e se formou um grande soldado pois realizaçao de um sonho.mais de joven simpes passou há arrogante e sem temor a deus pois passou á viver alcontrario dáquilo que tinha aprendido pois joven pobre e passondo até fome hoje suberbo e desonesto com si proprio nao ligava para ninquem,e vivia uma vida só para ele pois um dia ficou doente em estado gráve á beira da morte e precisava de sanque pois seu sanque era dificio de encontrar, já estava á beira da morte com cancer em estado terminalvel pois este soldado já era capitao estudioso mais arrogante.e sem jesus pois as 12hs desligaram os aparelhos ..pois lá si foram todas arrogancias e sabedoria de um homem pois a sabedoria está na mente dáquele que sabe viver em alegria e felicidade em fazer amigos e lutarmos juntos por uma luta que mesmo nao sendo minho.confucio chal ru...fim

    ResponderExcluir
  15. Anônimo vc é um babaca, pois eu sou contratado e por ser contratado nao min faz ser mais ou menos que vc,fraco....... por ter cara igual a vc que essa #&%$@ nao vai para frente....

    ResponderExcluir
  16. MEUS AMIGOS,SOU CONTRTADO;POREM,ACREDITO EM DIAS MELHORES PARA TODOS NÓS,CONTRATADOS E EFETIVOS;
    POIS QUEM CRÉ SABE; DEUS MANDA CHUVA PARA TODOS NÃO PARA ALGUNS.
    TOLO ;EGOISTA É ÁQUELE QUE PENSA SÓ E SI.
    UM ABRAÇO A TODOS OS ASPENS DE MG.

    ResponderExcluir
  17. tbm concordo,sou contratado e nao me sinto inferior aos efetivos pois, na minha unidade somos 240 apenas 40 sao efetivos, e metade destes sao um bando de mulambos desviados de funçao pois nao tem condiçoes tecnicas para prestar um bom trabalho. parabens aos meus colegas contratados e aos efetivos que nos respeitam e acreditam como nos que dias melhores virao.

    ResponderExcluir
  18. alem do salario quais sao outros beneficios do cargo?

    ResponderExcluir