BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

quarta-feira, 11 de março de 2015

Após motim, juiz manda transferir 532 presos.

TUMULTO

Após motim, juiz manda transferir 532 presos

Decisão foi proferida depois que detentos queimaram colchões; eles reclamam de superlotação

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM 10/03/15 - 16h24
O juiz auxiliar da Comarca de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Sérgio Leal, determinou, na tarde desta terça-feira (10), que o Estado inicie, em até 15 dias, a transferência de detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) da cidade.
Na sentença, o juiz acata o pedido da promotora Gislane Colet, que já havia recomendado que o Estado não enviasse mais presos para a unidade e reduzisse o atual número de detentos de 1.340 para 808. A capacidade da cadeia é para 404.
A decisão veio depois que os presos queimaram colchões durante um princípio de rebelião que teria começado na noite de segunda (9) e só acabou na tarde de terça.
Segundo o presidente da OAB de Betim, Gilberto Marques de Sá, o problema ocorre devido à superlotação da unidade. “O número supera em três vezes a capacidade. A situação do Ceresp de Betim é desumana. Celas que comportam seis detentos chegam a ter 21. O Estado precisa dedicar uma atenção especial para esse problema, caso contrário, terá um prejuízo ainda maior. Os presos ameaçam fazer uma rebelião”, disse.
Os detentos também reclamam que falta água. Na tarde desta terça, um deles, em entrevista por telefone à reportagem do O TEMPO, chegou a afirmar que eles “têm três minutos de água de manhã e dez, à noite”. “Não dá tempo para lavar a roupa nem tomar banho. E os presos só têm uma muda de roupa, uma camisa e uma bermuda. Quando não seca, ficam pelados. Não temos água. O cheiro é muito ruim. O vaso fica cheio de fezes porque não tem água. Não dá para viver assim”, disse.
Ainda segundo o detento, por causa da situação eles ficaram sem café da manhã e almoço. “Vamos quebrar a cadeia. O diretor não nos dá atenção. Eles nos tratam como cachorro. As convenções dos direitos humanos não são levadas em consideração aqui dentro”, completou.
Na tarde desta terça, a reportagem flagrou seis carros do Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional de Minas entrando no Ceresp. Barulhos de bomba foram ouvidos por testemunhas durante a ação.
Por meio de nota, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) negou o princípio de rebelião no Ceresp de Betim e informou que não foi notificada pela Justiça sobre a suspensão de encaminhamento de presos para a unidade. A pasta informou, ainda, que a direção do presídio irá instaurar um Procedimento Interno para apurar o ocorrido. “A situação teve início por volta das 13h30 de terça e foi resolvida aproximadamente em 30 minutos”, acrescentou.
Atualizada às 19h43
FONTE:http://www.otempo.com.br/cidades/ap%C3%B3s-motim-juiz-manda-transferir-532-presos-1.1006549

Nenhum comentário:

Postar um comentário