BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pimentel não irá quebrar a regra do quinto dia útil.

04/01/2015

Culpar o governo anterior tem data de validade, até porque o comando mudou. Não foi sem razão que o governador Fernando Pimentel (PT) baixou a lei do silêncio entre os novos secretários e os orientou a terem muita calma nessa hora. Suspendeu as declarações até que conheçam a casa, para depois melhorar o argumento. Se não sabem sobre a realidade econômica e financeira do estado, em 90 dias conhecerão tudo por meio da auditoria geral.
 
Como bem observou o professor e leitor José Márcio, no primeiro quinto dia útil, saberemos quem tem razão e se há dinheiro ou não para pagar o salário de dezembro aos servidores. O novo governo disse que não achou o recurso, mas que fará esforço para honrar o compromisso. Pimentel sabe que existe o dinheiro para a folha e não pretende quebrar a regra de pagar os salários em dia, no quinto dia útil, como tem ocorrido nos últimos 11 anos, por conta do choque de gestão ou apesar dele. 
 
Governar não é uma coisa fácil; ninguém disse o contrário. Como aconselhou o ex-governador Alberto Pinto Coelho (PP), em seu discurso de despedida, aos governantes que entram e aos que saem a baixar as armas políticas em nome dos valores republicanos e democráticos. Em outras palavras, a hora é de descer do palanque e começar a governar e a mostrar seu valor, ainda que surjam dificuldades. Até porque, as informações que vêm de Brasília trazem previsões negativas para o meio do ano, quando o governo federal terá dificuldades em fazer repasses. Nessa hora, a casa precisará estar preparada.
 
Tempo do marketing
Início de governo, ou reinício, como o da presidente Dilma Rousseff (PT), é hora de colocar o marketing para funcionar neste primeiro ano enquanto a gestão enfrenta as dificuldades, organiza a casa e põe a máquina para funcionar do seu jeito. Apesar das boas intenções, a realidade não permite colocar em prática tudo aquilo que foi prometido. Até lá, é preciso ganhar tempo e fôlego para manter as expectativas antes que sejam revertidas.
 
Pra depois do Carnaval
A reforma administrativa que Fernando Pimentel envia à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (6), será curta e grossa e, por meio de apenas um projeto, cria de uma só vez quatro secretarias e extingue alguns órgãos. Serão criadas as secretarias de Recursos Humanos, Direitos Humanos, Desenvolvimento Agrário e Esportes. Ficará extinto o chamado Escritório de Prioridades e perderão o status de secretaria a Ouvidoria-Geral e a Representação do Estado em Brasília. 
 
Apesar de não haver recesso, não terá quórum ou sessões de debates em janeiro na Assembleia. Como o projeto chegará em regime de urgência, cumprirá a partir desta semana o prazo regimental de 45 dias para ser votado em fevereiro, após o Carnaval, pelos novos deputados eleitos e reeleitos. A ideia do atual governo é não correr riscos, nem sofrer alguma derrota, na atual legislatura que ainda é remanescente da maioria tucana. Até lá, os secretários que irão assumir as pastas a serem criadas terão que esperar pela aprovação e sanção da reforma administrativa. Os que são parlamentares de pastas existentes vão tomar posse em 1º de fevereiro por outras razões.

FONTE:http://www.hojeemdia.com.br/m-blogs/orion-teixeira-1.88649/pimentel-n%C3%A3o-ir%C3%A1-quebrar-a-regra-do-quinto-dia-%C3%BAtil-1.291254#.VKnudStMIXA.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário