BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

REBELIÃO EM PRESÍDIO TERMINA APÓS 46 HORAS.

Guarapuava

Rebelião em penitenciária do Paraná termina após 46 horas

Principal exigência dos detentos era a remoção de 28 presos para outras unidades prisionais, que deve acontecer até o final do dia

15/10/2014 | 13h40
Rebelião em penitenciária do Paraná termina após 46 horas JOSUé TEIXEIRA/AGÊNCIA DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Motim foi liderado por 40 detentos, que mantiveram outros 60 presos e 12 agentes penitenciários como refénsFoto: JOSUé TEIXEIRA / AGÊNCIA DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/ESTADÃO CONTEÚDO
rebelião na Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), no Paraná, chegou ao fim, após 46 horas marcadas por momentos de tensão. Segundo o tenente Fabio Zarpellon, da Polícia Militar, às 10h desta quarta-feira, iniciou-se o processo de rendição.
— Poderemos considerar como final da rebelião o momento em que todos os reféns, tanto agentes quanto alguns presos, forem liberados e a polícia checar toda a área — disse.
Entre as exigências feitas pelos presos está a remoção de 28 detentos para unidades prisionais do Estado e também de Santa Catarina, que deve acontecer até o final do dia. Os perfis desses criminosos transferidos, porém, não foram detalhados pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju).

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre presídiosDemolição do Presídio Central começa nesta semana em Porto Alegre
No primeiro dia, autoridades informaram extraoficialmente que os líderes poderiam pertencer a alguma facção criminosa ou seriam alguns dos presos transferidos de Cascavel após a rebelião ocorrida no mês passado, mas nenhum grupo organizado assumiu a autoria do motim.
A rebelião teve início às 11h30min desta segunda-feira, e foi liderada por 40 presos, que fizeram 12 agentes penitenciários e outros 60 presos como reféns — desse total, três agentes foram liberados, 11 detentos pularam do telhado, dois foram atirados pelos líderes e outro grupo de presos acabou liberado no pavilhão. Os seis presos que continuaram como reféns até o fim do motim cumprem penas por crimes sexuais.
Além da transferência de presos, a troca da direção, o fim a supostos maus tratos e melhorias na alimentação estavam na pauta de exigência dos rebelados.
No início da rebelião, um dos agentes penitenciários foi queimado com cola e outros materiais inflamáveis e teve 40% do corpo ferido. Ele precisou ser encaminhado para um hospital próximo e já foi liberado.
Quanto aos reféns, os presos fizeram rodízios e a cada hora amarravam algum deles a um para-raios sob a ameaça de serem jogados caso a polícia decidisse invadir o local.
Essa foi a primeira rebelião ocorrida na PIG desde sua fundação, há 15 anos. A penitenciária já foi considerada uma prisão modelo, pois nela existem atividades de educação, trabalho e ressocialização.

FONTE:http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/10/rebeliao-em-penitenciaria-do-parana-termina-apos-46-horas-4621449.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário