BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

sábado, 19 de abril de 2014

Atenção!!!! Novo aparelho para furtar carros.



Uma nova modalidade de furto de veículos, que tem gerado prejuízos a motoristas de outros Estados, como Rio Grande do Sul e São Paulo, pode ter chegado à capital mineira. Trata-se do uso de um dispositivo conhecido como “chapolin”, que, acionado pelos criminosos a certa distância do veículo, bloqueia o alarme e suas funções, como o travamento de portas. O dono acredita que o carro foi trancado, mas o ladrão conseguirá acessá-lo facilmente.
Um aposentado de 67 anos, que preferiu não ter o nome revelado, acredita ter sido vítima do golpe e só não teve os pertences de seu veículo furtados pois desconfiou da armação. Ele disse que no último domingo foi almoçar com sua mulher em um restaurante do bairro Alípio de Melo, na região da Pampulha. Ao estacionar na avenida Abílio Machado, uma das mais movimentadas da cidade, mesmo acionando o controle do alarme, seu carro não trancou.
“Notei que ele não fez aquele barulho das travas sendo acionadas. Como já estava atento a esse tipo de roubo, voltei para verificar se as portas tinham sido de fato trancadas. Para minha surpresa, o carro estava aberto”, contou. Após detectar o problema, ele percebeu que uma mulher sentada no meio-fio, perto do veículo, olhava muito para eles. Por isso, de maneira preventiva, o aposentado preferiu levar o carro a um estacionamento fechado na rua lateral. “Quis garantir a segurança do meu carro”, afirmou.
Após estacionar, quando se dirigia ao restaurante, o aposentado percebeu que a mesma mulher caminhava, possivelmente à procura do carro. “Quando ela nos viu, parou na esquina, ficou olhando e despistou pegando o celular”. Segundo ele, como o carro estava em local fechado, nada foi roubado. Por isso não houve o registro de ocorrência. “Não posso afirmar que ela roubaria o carro, mas a suspeita é forte”.
Sem ocorrênciasDe acordo com Adriano Assunção, chefe da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil, não há registros desse golpe em Belo Horizonte. “Mas estamos atentos à situação, e nossas equipes estão monitorando as ocorrências para verificar novas modalidades”, disse.
A chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Cláudia Romualdo, também afirmou que não há ocorrências desse novo crime na cidade. “Que eu tenha tido conhecimento, não houve nenhum registro nesse sentido”.
Saiba mais
Porto AlegreOs primeiros casos de furtos de veículos utilizando o dispositivo “chapolin” para bloquear a ação do alarme foram registrados em Porto Alegre (RS). De acordo com Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, quatro pessoas já foram presas em flagrante portando o aparelho naquela cidade. Segundo ele, outras centenas de casos da mesma natureza estão sendo investigadas.
Controle remoto.  Segundo Gláucio Siqueira, professor de telecomunicações da PUC-Rio, o “chapolin” é um controle remoto para eletroeletrônicos, vendido legalmente em alguns países estrangeiros. Os criminosos descobriram um “efeito colateral” desse aparelho: quando acionado, ele inibe e invalida o comando de outros controles, como os dos alarmes de veículos.
Recomendação . A chefe do CPC da capital mineira, coronel Cláudia Romualdo, recomenda que, em caso de furto, as vítimas liguem para o telefone 190. Segundo ela, pode ser possível identificar os criminosos por meio das câmeras de monitoramento instaladas em Belo Horizonte.

Ainda não há equipamento para barrar a ação do ‘chapolin’

A reportagem de O TEMPO procurou mais de dez concessionárias de veículos e revendedoras de acessórios da capital e, em todas, foi possível constatar que não existe, até o momento, nenhum tipo de configuração ou ajuste que possa ser feito no alarme do carro para impedir a ação do dispositivo conhecido como “chapolin”.

“No entanto, em função das últimas notícias de furto no país, já estamos recomendando que os clientes tenham atenção redobrada ao utilizar o alarme, para verificar se o carro foi devidamente fechado”, afirmou Leonardo Oliveira, vendedor de uma loja de acessórios localizada na região Noroeste da capital.

A chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Cláudia Romualdo, também recomenda os mesmos cuidados aos motoristas. “Além de apertar o controle do alarme, confira a maçaneta para verificar se o carro travou. Não podemos confiar apenas na tecnologia”. Outro alerta dado pela coronel é para que o condutor não deixe objetos dentro do veículo, sobretudo à mostra. “A orientação é válida para todos, independentemente de haver ou não o golpe”, completou Cláudia.
Fonte: O Tempo

Ladrões bloqueiam travamento de portas de carros para roubar pertences.

Equipamento inibe a frequência do controle remoto que trava as portas. Motoristas devem ficar mais atentos para evitar o golpe

LEANDRO EIRÓ
Rio - Tecnologia a serviço do crime. Os ladrões, em especial no Rio Grande do Sul e São Paulo, encontraram uma nova maneira de furtar objetos deixados dentro dos carros. Um aparelho, batizado de ‘chapolin’, emite uma frequência que bloqueia o alarme acionado pelo controle remoto do veículo, permitindo o seu acesso sem necessidade de arrombamento.
Grandes estacionamentos de shopping center são os alvos preferidos para os ladrões, que acionam o 'chapolin' no momento de fechar o carro
Foto:  Reprodução Internet

Funciona da seguinte forma: o ladrão dispara a frequência do ‘chapolin’ dentro de certa distância do veículo. O dono sai do carro e aciona o controle remoto, julgando que o deixou trancado. Mas o aparelho não permite que o sinal emitido pelo dispositivo acione as travas e o alarme. Após o proprietário se afastar, o criminoso consegue acessar o carro, que na verdade ficou aberto, e rouba os pertences das vítimas.
O 'Chapolin': tecnologia a serviço do crime
Foto:  Reprodução TV
No estado do Rio Grande do Sul, onde há maior incidência deste crime, o aparelho já foi encontrado sendo vendido nas ruas por golpistas. Na Internet também é possível adquiri-lo em sites internacionais, que o anunciam como controle remoto. Há ainda versões complexas da bugiganga, que chegam a copiar a frequência emitida pelos alarmes.
Questionada, a assessoria da Polícia Civil do Rio disse que não tem conhecimento de crimes desta modalidade, assim como não há investigação aberta pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). Esclareceu que as vítimas costumam dar queixas em qualquer delegacia, mas nenhum caso ainda foi direcionado para apuração da especializada.
Como se prevenir
Ao acionar o alarme do carro, confira se as portas foram travadas de fato. Carros mais modernos possuem trancas eletrônicas que geram códigos diferentes a cada acionamento, o que pode impedir a clonagem. Outra atitude válida é acionar a trava de forma mecânica, o velho hábito de virar a chave no carro. Evite também deixar bens no interior do veículo.
FONTE:http://odia.ig.com.br/noticia/automania/2014-04-09/furto-tecnologico-de-automoveis-bloqueador-de-alarme.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário