BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

sábado, 22 de março de 2014

VIOLÊNCIA URBANA:Ataques a UPPs partiram de presos do Comando Vermelho.

Brasília. Em uma reunião de quase duas horas, a presidente Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral acertaram o apoio de forças federais no combate aos ataques de organizações criminosas nas comunidades pacificadas do Rio.

Perguntado sobre quem atuará na ajuda que o governo federal enviará ao Rio, Cabral disse que ainda está combinando os detalhes da estratégia com os ministérios da Justiça e da Defesa, sinalizando que o reforço deverá contar com homens da Força Nacional (composta por quadros das polícias civil, militar e federal) e das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).
Após a reunião, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que existe uma concepção muito clara de que “o governo federal e o governo do Estado Rio de Janeiro são mais fortes juntos do que o crime organizado.”
Cabral disse os ataques são uma provocação. “Há uma tentativa clara de desmoralizar as UPPs, que são uma referência”, afirmou. Já o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, voltou a dizer que tem certeza que a ordem para os ataques partiu de traficantes (do Comando Vermelho) que estão em presídios federais de segurança máxima fora do Estado do Rio. Pela manhã, o comandante geral das UPPs, coronel Frederico Caldas, disse não ter dúvidas de que os ataques foram orquestrados.
A ação teria sido definida em uma reunião entre criminosos das favelas de Antares e Chapadão na noite de quinta-feira. De acordo com informações de setores de Inteligência, criminosos revoltados com a expansão da política de pacificação vêm se articulando desde a semana passada para perpetrar ataques às UPPs. A ordem teria partido de presídios federais e chegado a traficantes de maior expressão na facção que conseguiram benefícios da lei e não voltaram para os presídios. Para atacar as UPPs, grupos já articulados com outros comparsas teriam saído da Zona Oeste em carros.
O comandante afirmou também que o sistema das UPPs está em estado “de alerta máximo” e que todos os comandantes foram orientados a se dirigir às bases de suas unidades. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Choque foram acionados.
Horas depois de Cabral anunciar que iria a Brasília se encontrar com a presidente Dilma Rousseff (PT), a cúpula do Exército no Rio começou a se preparar para uma possível ordem para ocupação de favelas. Fontes dizem que o mais provável é que os militares retornem ao Complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte, onde já atuaram por quase dois anos antes da implantação das oito UPPs.
Rotina alterada

Impacto. Nesta sexta-feira (21), 5.903 alunos das redes municipal e estadual ficaram sem aulas por causa dos ataques. Moradores disseram não ter ido trabalhar porque os ônibus não passaram. O metrô funcionou.
FONTE:http://www.otempo.com.br/capa/brasil/ataques-a-upps-partiram-de-presos-do-comando-vermelho-1.812047

Nenhum comentário:

Postar um comentário