BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

sábado, 29 de dezembro de 2012

Qual sua expectativa em relação ao nosso porte de arma em 2013? Hoje um companheiro me disse ter ouvido na rádio Itatiaia que a Presidente Dilma Rousseff disse ser contra o porte de arma: Eu não ouvi e procurei na net e acredito que ela não falou do nosso porte que é o projeto de lei da Câmara (PLC 87/2011) mas que tenha se referido ao “Projeto de lei (PL, nº 3.722/12), que altera estatuto do desarmamento, disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades e dando providências correlatas”,que foi aprovado pelo Congresso Nacional e autoriza a população brasileira ter porte de arma



O  Projeto de lei (PL, nº 3.722/12), altera o Decreto-lei nº 2.848, de 1940 e revoga a Lei nº 10.826, de 2003, onde  somente alguns profissionais podem ter armas legalmente que também nos cita no“ Art. 25. § 3º Policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, guardas ferroviários, guardas portuários, agentes e guardas prisionais estaduais, bem assim os integrantes das demais forças atuantes na segurança pública são autorizados ao porte de arma de fogo em todo o território nacional, mediante procedimento definido pelos governos estaduais, devendo prever a comprovação da capacidade técnica e aptidão psicológica, conforme disposto no art. 30 desta lei.

Em julho deste ano, a presidente já sancionou lei permitindo que tribunais concedam porte de armas aos agentes de segurança “Lei 12.694/2012, proveniente do Projeto de Lei n.º 2057/2007”. Porém, o assessor de imprensa do deputado federal Rogério Peninha (PMDB/SC), Rafael Pezenti, que é autor da proposta, afirma que o governo é totalmente contrário ao PL nº 3.722/12 . “As campanhas de desarmamento são um exemplo de que o governo é contra o projeto”, completa. Leia no linkhttp://sindjufe-ba.jusbrasil.com.br/noticias/100011291/sancionada-lei-permitindo-que-tribunais-concedam-porte-de-armas-aos-agentes-de-seguranca
Uma audiência pública, realizada na terça-feira (04), mostrou que a maioria das pessoas apoia o projeto. Além disso, através do disque Câmara, de 5.600 ligações recebidas, 99% foi a favor da aprovação do projeto.
No portal da Câmara dos Deputados, 96% dos 39 mil internautas também são a favor do armamento. Pelos termos do PL, há uma profunda mudança em relação à lei atual, na qual a regra é a proibição da posse e do porte de armas, com algumas exceções.
O Projeto de Lei elimina essa regra geral proibitiva e garante ao cidadão comum o direito à aquisição e ao porte de armas, desde que atendidos alguns critérios específicos e objetivamente fixados na lei. Na nova lei, se o cidadão satisfizer os requisitos, a Polícia Federal (PF) nãopoderá indeferir o porte.
Este é um dos maiores avanços do projeto de lei, que retira das exigências para obtenção do porte a comprovação de efetiva necessidade, cuja avaliação, pela lei atual, fica a critério da PF.
 O que se tem é que o porte passa a ser um direito de qualquer cidadão, independentemente de sua atividade, o que elimina a necessidade de se tratar de categorias específicas. O assessor de imprensa do deputado federal Rogério Peninha (PMDB/SC), Rafael Pezenti, que é autor da proposta de armamento, afirma que o relator da audiência realizada na terça-feira (4), Claudio Cajado (DEM/BA), se mostrou favorável ao armamento. Pezenti conta que o plenário da Câmara dos Deputados, ficou lotado e as pessoas que falaram, apresentaram argumentos convincentes e com provas de que o desarmamento não é o melhor para o país.
 “O Estado de Alagoas , foi o que mais entregou armas, na campanha do desarmamento, e, atualmente, é o mais violento do país. Na Bahia , o número de homicídios aumentou 580%, depois da campanha do desarmamento”, conta. No referendo realizado em 2005, sobre a comercialização de armas de fogo e munições no país, 76% dos catarinenses foram contra o desarmamento, no Brasil, 600 milhões de pessoas foram contra.
http://www.passeiaki.com/noticias/porte-arma-podera-ser-liberado-no-brasil

Repito que o projeto do nosso porte é o (PLC 87/2011) que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) para autorizar agentes e guardas prisionais, integrantes das escoltas de presos e equipes de guardas portuários a portar arma de fogo, de propriedade particular ou fornecida pela corporação, mesmo fora de serviço.
Atualmente, essa permissão alcança categorias como integrantes das Forças Armadas, agentes vinculados à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e à Presidência da República e policiais federais. No entanto, o Estatuto do Desarmamento deixou de fora os quadros que atuam nas guardas penitenciárias e portuárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário