A mãe de um detento que se passou por oficial de Justiça e entregou os falsos alvarás de soltura que liberaram dois suspeitos de estupro e latrocínio, no Amazonas, poderá responder a processo penal. A afirmação é do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Amazonas (OAB/AM), Epitácio Almeida. Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (12), o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), desembargador Domingos Chalub, afirmou que a suspeita não seria processada por ser mãe do preso.
Em entrevista, o representante da OAB informou que a ligação familiar não impede o processo. "Se ela falsificou o documento, ela responde a processo penal sim, mesmo sendo mãe. Isto não existe. Se houve falsidade ideológica, ela deve responder pois ela foi o agente do crime. Falsificação de documento público é muito grave", disse.
Epitácio Almeida acompanha o caso a pedido do presidente da OAB/AM, Fábio Mendonça. Segundo ele, em visita realizada nesta sexta-feira (13), ao Centro de Detenção Provisório de Manaus (CDP), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus - Boa Vista), onde estava detida a dupla, foi possível notar problemas.
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, o caso é alarmante e aponta a fragilidade do sistema penitenciário amazonense. "Esta situação nos causou uma surpresa muito grande, porque isso não poderia ter ocorrido. Isto deixa claro que há uma necessidade de trabalhar com mais cautela no que confere à soltura dos presos. Os procedimentos precisam ser revistos para que isto não aconteça mais. Vamos acompanhamor atentamente a sindicância, pois é uma situação inconcebível que serve de motivo para chacotas, e, pior, de exemplo para próximos casos", afirmou.
Soltura de presos com alvará falso
Dois suspeitos de estupro e latrocínio, do Centro de Detenção Provisório de Manaus (CDP), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus - Boa Vista), foram liberados após apresentação de alvarás falsos por parte da mãe de um dos detentos, na manhã de sábado (7). A afirmação é do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), desembargador Domingos Chalub, em coletiva de imprensa, na quinta-feira (12).
Segundo Chalub, a mãe do detento não deverá ser processada por ter fingido ser oficial de Justiça. "Se ela fez em benefício do filho, ela não tem responsabilidade penal. A lei é assim. Mãe tem mesmo que proteger o filho, até se ele for bandido", ressaltou. Ainda de acordo com o desembargador, a mãe poderá ser punida de outras maneiras, como com a perda de direito de visita ao filho.
Para confirmar a falsificação, segundo Chalub, não é necessária perícia. "A assinatura é grotesca", explicou. Além disso, a juíza que supostamente teria assinado o documento, Margareth Rose Cruz Hoagen, está em período de férias. "É muito fácil falsificar uma rubrica ou assinatura. Esta provavelmente foi feita com uma superposição de documentos", relatou o desembargador.
O presidente em exercício do TJ/AM descartou ainda a possível participação de servidores do poder judiciário estadual no esquema. Ele afirmou acreditar que o alvará foi elaborado baseado em outro modelo anteriormente emitido pelo Tribunal.
Os dois detentos liberados pelos falsos alvarás já tiveram mandado de prisão emitido e são considerados foragidos da Justiça. Eles foram presos em abril de 2011, por policiais da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), por suspeita de estupro e latrocínio (roubo seguido de morte). As informações são do G1.
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio com droga na vagina em Minas Gerais
A suspeita faria uma visita íntima o marido que cumpre pena por roubo e tráfico de drogas
E.M.

Uma mulher de 39 anos foi presa no fim da noite de quinta-feira tentando entrar com drogas na Penitenciária Pio Canedo, em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. A suspeita faria uma visita íntima ao marido, que cumpre pena por roubo e tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Militar (PM), ela foi flagrada em um procedimento de revista. Os agentes da unidade prisional encontraram um pacote de 142 gramas de maconha escondido na vagina da mulher. Segndo a PM, o pacote tem o tamanho de duas bolas de sinuca.
A suspeita informou que a droga foi comprada em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte com um adolescente e seria entregue ao seu marido. Os agentes chamaram a PM que prendeu a mulher em flagrante e levou para a Delegacia de Pará de Minas.
De acordo com a PM, a mulher foi autuada pela Polícia Civil e conduzida presa para a mesma penitenciária onde tentou entrar com a droga.
![]() |
Uma mulher de 39 anos foi presa no fim da noite de quinta-feira tentando entrar com drogas na Penitenciária Pio Canedo, em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. A suspeita faria uma visita íntima ao marido, que cumpre pena por roubo e tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Militar (PM), ela foi flagrada em um procedimento de revista. Os agentes da unidade prisional encontraram um pacote de 142 gramas de maconha escondido na vagina da mulher. Segndo a PM, o pacote tem o tamanho de duas bolas de sinuca.
A suspeita informou que a droga foi comprada em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte com um adolescente e seria entregue ao seu marido. Os agentes chamaram a PM que prendeu a mulher em flagrante e levou para a Delegacia de Pará de Minas.
De acordo com a PM, a mulher foi autuada pela Polícia Civil e conduzida presa para a mesma penitenciária onde tentou entrar com a droga.
Jovem que participou da maior fuga da cadeia de Florianópolis é preso
A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira um jovem que estava foragido desde o dia 7 de fevereirode 2011, quando ocorreu a maior fuga da história do complexo prisional de Florianópolis. Cristian Roger Soares Lopes, de 22 anos, estava entre os 79 detentos que escaparam da Central de Triagem na Trindade. Ele foi capturado por volta das 7h30min durante operação do 21°BPM (Norte da Ilha) em Ratones.
— Recebemos a informação de que ele estava naquela região e deslocamos para fazer as buscas. Esse rapaz já tinha fugido da polícia em outras ocasiões, mas dessa vez conseguimos fazer a prisão — explicou o tenente Jacques da Silva.
No momento da prisão o jovem estava com uma pistola. Ele ainda tentou correr para dentro de uma casa, mas acabou cercado pelos policiais. Ninguém ficou ferido na ação.
— Ele portava uma pistola 9mm, que é de uso restrito das forças armadas e policiais. Nós sabíamos do comportamento agressivo dele, esse rapaz tinha passagem por porte de arma e tentativa de homicídio, mas conseguimos cercar o local e ele foi dominado — concluiu o tenente.
O jovem foi levado para a 7ª Delegacia de Polícia (DP) em Canasvieiras. Ele foi autuado em flagrante e será reconduzido ao sistema prisional.
Relembre fugas da cadeia em Florianópolis:
— 9 de abril de 2012 — Dois detentos fizeram buraco na cela e escaparam pelo telhado da Penitenciária Estadual de Florianópolis. Eles teriam usado lençóis amarrados. Em seguida, escaparam por um ponto no pátio onde havia uma guarita da PM que estava desativada.
— 23 de fevereiro de 2012 — Quatro presos conseguiram escapar da Central de Triagem do Complexo Prisional de Florianópolis, na Trindade. Um policial militar foi baleado durante as ações de buscas. Um dos fugitivos acabou recapturado em seguida.
Foto: Guto Kuerten / Agência RBS
— 26 de junho de 2011 — Nesta data ocorreu a segunda maior fuga da história do Complexo Prisional da Trindade, em Florianóplis. Agentes penitenciários foram feitos reféns na Central de Triagem e 72 detentos escaparam da unidade. Também no dia 26 de junho, seis presos já haviam fugido do casarão da Penitenciária, prédio que fica no mesmo complexo.
Foto: Charles Guerra / Agência RBS
— 4 de junho de 2011 — Quatro homens fugiram do Centro de Observações e Triagem do Complexo Penitenciário de Florianópolis. Eles escaparam da cela e fugiram pelo morro que fica atrás da instituição.
— 29 de maio de 2011 — Depois que um detento serrou o suporte do cadeado de uma das portas, um grupo de seis presos tentou fugir do Complexo Penitenciário de Florianópolis. Três escaparam e três acabaram presos antes da fuga.
— 7 de fevereiro de 2011 — A fuga de 79 detentos do Complexo Penitenciário de Florianópolis é apontada como a maior da história na unidade prisional. Poucas horas depois, 46 fugitivos já tinham sido capturados. Com eles foram apreendidas armas pesadas como espingardas calibre 12 e granadas. A fuga ocorreu na Central de Triagem, inaugurada em dezembro de 2010. Os detentos teriam rendido um agente prisional com um espeto e fugido pelos fundos da ala.
Foto: Hermínio Nunes / Agência RBS
DIÁRIO CATARINENSE
Mesmo escoltado e algemado, preso foge de fórum
O HOMEM FUGIU A PÉ QUANDO ERA LEVADO PARA A VIATURA
G1
Um preso, condenado a 30 anos de detenção por homicídio, conseguiu fugir a pé nesta quinta-feira (12), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, mesmo estando escoltado e algemado. Ele saiu da Colônia Penal Agrícola, também em Piraquara, para uma audiência no Fórum por uso de drogas dentro da unidade prisional.
De acordo com a polícia, a fuga ocorreu no momento em que o fugitivo e outros dois presos eram levados para a viatura para retornarem ao presídio. Os policiais chegaram a atirar contra o homem para tentar impedi-lo. Eles não acertaram o criminoso, que agora é procurado pela polícia.
Outros presos fugiram
Sete presos fugiram da cadeia pública de Terra Roxa (132 km a oeste de Cascavel), na madrugada desta sexta-feira (13). Segundo reportagem do G1 Paraná, ele abriram um buraco no teto da prisão e conseguiram escapar.
De acordo com o delegado de Guaíra, José Carlos Guglielmetti, um policial percebeu a fuga por volta das 3h, quando outros detentos tentavam fugir. Até as 15h, nenhum preso havia sido recapturado. (com informações G1 Paraná)
Leonardo Prado Esse fundo foi criado em 1994 com o objetivo de modernizar o sistema penitenciário brasileiro. De acordo com o Ministério da Justiça, seus recursos são aplicados em construção e reforma de estabelecimentos penais, formação de agentes, aquisição de veículos especializados, assistência jurídica aos presos, entre outras ações. Tramitação A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. | |
| Publicado Sexta-Feira, 13 de Abril de 2012, às 15:24 | Agência Câmara de Notícias Os agentes penitenciários também anunciam participação ativa na audiência pública para defender o agravamento de pena para aqueles que cometerem homicídio contra agentes públicos (que têm como vítimas agentes penitenciários, guardas municipais e demais policiais seja civil ou militar). “Vamos verbalizar esta proposta nesta audiência pública, mas pretendemos encaminhar a proposta de forma detalhada em documento para a Comissão do Senado”, ressaltou o vice-presidente da Associação dos Servidores Penitenciários do Estado de Sergipe, Marcelo Soares. |
Casal vendia empadas com carne humana
MACABRO. Suspeitos alegam fazer parte de uma seita e escolhiam as vítimas após ouvirem ‘vozes’
Por: FOLHAPRESS
Recife, PE – A Polícia Civil de Pernambuco confirmou que os três suspeitos de assassinar, esquartejar e enterrar duas mulheres, em Garanhuns, no Agreste do Estado, disseram, em depoimento na quinta-feira, que usavam a carne humana para produzir salgados, como empadas. Os alimentos seriam vendidos para a população e também serviam como refeição para o próprio trio e para a criança de cinco anos que morava com eles.
Segundo informações da polícia, os suspeitos ainda confessaram que, após os assassinatos, guardavam parte dos corpos da vítima na geladeira. Os agentes, ao irem à casa do trio, não encontraram restos mortais no refrigerador. De acordo com o comissário da Delegacia de Garanhuns, Demócrito Oliveira, eles estavam numa fase de “entressafra”, já que planejavam assassinar outra mulher, na cidade de Lagoa do Carro, no Agreste pernambucano.
A polícia acredita que as partes que seriam usadas para a produção das empadas seriam as nádegas e as coxas das vítimas.
Leia mais na versão impressa
REBELIÃO » Detentos Fazem Rebelião e mantêm Agente Penitenciário Como Refém
Mais Uma Rebelião Em Unidades Prisionais É Registrada No Maranhão E Mais Uma Vez No Complexo Penitenciário De Pedrinhas.Saiba Mais… Após Dois Anos, Detentos Envolvidos Na Rebelião De Pedrinhas Retornam A São Luís Mulher É Presa Com Banana De Dinamite No Presídio De Pedrinhas Presos Armam Fuga Em Massa Do Complexo Penitenciário De Pedrinhas Rebelião Mais Sangrenta Do Estado Completa Um Ano De Acordo Com Informações, Os Detentos De Pedrinhas Estão Reunidos No Pavilhão 10 Reaizando Um Motim. Os Presos Fizeram Um Agente Penitenciário, Identificado Como Edvaldo, De Refém. A Secretraria De Justiça E Administração Penitenciária (SEJAP), Revelou Que Funcionários Da Unidade Prisional Estão Negociando Com Os Detentos. O GTA, GOE, Choque E Muitas Viaturas Da Polícia Militar Estão No Local Para Realizar A Segurança. A Nossa Reportagem Conseguiu Falar Com A Esposa De Um Dos Internos De Pedrinhas. Ana Rosa Soares Santos, Companheira De Washington Luís Silva Vale, Revelou Que Veio De Santa Inês Somente Para Visitar O Marido Na Cadeia, Pois Nesta Sexta-Feira (13) Seria Realizada Visita Íntima. Segundo Ana Rosa, Quando Ela Iria Entrar Nas Dependências Da Casa De Detenção, Escutou Quatro Disparos. Neste Momento Foi Avisada De Que Não Poderia Mais Visitar O Esposo. Ao Retornar Para O Lado De Fora, Ela Conseguiu Observar Alguns Policiais Disparando Em Direção Do Pavilhão. Vale Lembrar Que No Fim Do Mês Passado, Os Líderes Da Rebelião De 2010, Que Teve Saldo De 18 Mortes, Sendo Que Três Detentos Foram Decapitados, Retornaram À Capital Após Cumprir Pena Em Um Presídio Federal Em Mato Grosso, Mas Estão Espalhados Por Presídios Da Capital. Com Esta Rebelião, Sobre Para Três O Número De Motins Em Menos De Dois Anos Registrados No Estado. Dois Na Capital, Sendo Que Uma Durou Mais De 24 Horas E Outro Sangrento Em Pinheiro - Clique E Veja!
Bandido Rende Agente Penitenciário E Rouba Carro
Ana Paula Mill - Da Redação Multimídia
Um Agente Penitenciário De 38 Anos Foi Rendido Por Um Homem Armado,Em Itapoã, Vila Velha. Ele Estava Na Companhia Da Namorada, Que Saía Do Carro – Um Golf Prata –, Quando O Criminoso Ordenou Que A Jovem Entrasse Novamente No Veículo.
O Ladrão Mandou Que O Agente Penitenciário Conduzisse O Golf, Seguindo Pela Rodovia Do Sol. Os Reféns Foram Libertados Próximo À Orla De Itaparica. O Bandido Tomou A Direção Do Veículo E Fugiu No Sentido Do Bairro Guaranhuns.
Além Do Carro, O Criminoso Roubou Das Vítimas Uma Bolsa Com Documentos Pessoais, Cartões De Planos De Saúde, Quatro Celulares, R$ 2 Mil Em Dinheiro, Um Cordão De Prata Com Pingente De São Jorge, Relógio E Cartão Bancário.
Mais Uma Rebelião Em Unidades Prisionais É Registrada No Maranhão E Mais Uma Vez No Complexo Penitenciário De Pedrinhas.
Saiba Mais…
Bandido Rende Agente Penitenciário E Rouba Carro
Ana Paula Mill - Da Redação Multimídia
Um Agente Penitenciário De 38 Anos Foi Rendido Por Um Homem Armado,Em Itapoã, Vila Velha. Ele Estava Na Companhia Da Namorada, Que Saía Do Carro – Um Golf Prata –, Quando O Criminoso Ordenou Que A Jovem Entrasse Novamente No Veículo.
O Ladrão Mandou Que O Agente Penitenciário Conduzisse O Golf, Seguindo Pela Rodovia Do Sol. Os Reféns Foram Libertados Próximo À Orla De Itaparica. O Bandido Tomou A Direção Do Veículo E Fugiu No Sentido Do Bairro Guaranhuns.
Além Do Carro, O Criminoso Roubou Das Vítimas Uma Bolsa Com Documentos Pessoais, Cartões De Planos De Saúde, Quatro Celulares, R$ 2 Mil Em Dinheiro, Um Cordão De Prata Com Pingente De São Jorge, Relógio E Cartão Bancário.


Nenhum comentário:
Postar um comentário