BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Policiais civis do Paraná decidem entrar em greve a partir do sábado de Carnaval

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (15) à noite, em Curitiba, policiais civis do Paraná decidiram entrar em greve a partir do sábado de Carnaval.

A partir da zero hora de quinta (16), prometem fazer operação-padrão, realizando apenas as funções determinadas pelo estatuto da Polícia Civil –que não incluem, por exemplo, vigiar os cerca de 15 mil presos que estão em carceragens de delegacias no Paraná. O prazo de 48 horas é necessário para que a Secretaria da Segurança Pública seja informada da decisão, de acordo com a legislação trabalhista.

Os policiais rejeitaram proposta de reajuste de 20% para os policiais de quarta e quinta classes, anunciada há poucas horas pelo governador Beto Richa (PSDB) –os demais, que já tem salários maiores, teriam apenas a inflação reposta.

Eles querem ainda a incorporação de benefícios ao subsídio, o que levaria o salário inicial da categoria a R$ 5.750 (cerca de R$ 3.000 superior ao piso atual).

Procurada pelo UOL antes do fim da assembleia, a assessoria de imprensa do governo do Estado informou que nenhum secretário falaria sobre o assunto nesta quarta. “Fomos no limite do que era possível”, disse Richa, em texto publicado pela agência oficial de notícias antes da decisão dos policiais.

“Criou-se uma falsa expectativa sobre o assunto. É lamentável que haja interesse político de insuflar as categorias, para causar desgaste do governador. Falam em reposição de perdas de 13 anos. Não há como fazer milagre. Não tenho esse dom. Tem que haver compreensão”, argumentou o tucano, na nota oficial.

Polícia Científica e PMs
Nesta quinta (16), funcionários da Polícia Científica fazem um protesto em Curitiba e, no dia seguinte, em assembleia, também podem decidir cruzar os braços. Eles alegam não ter sido incluídos na proposta do reajuste, mas a nota do governo diz que eles também devem ter reajustes.

Policiais militares também rejeitaram a oferta de aumento –de até 23,5% nos salários iniciais– apresentada pelo governo. Entidades que representam os policiais defendem reajuste de pelo menos 50%, relativos a perdas acumuladas desde 1998, e não descartam entrar em greve como “recurso extremo”.

No início da noite, cerca de 50 policiais e familiares fizeram protesto e acenderam velas em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo, em Curitiba.

15.02.2012 - 22h27 http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/02/15/policiais-civis-do-parana-decidem-entrar-em-greve-a-partir-do-sabado-de-carnaval.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário