BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Episódios que assolaram o sistema prisional de Minas Gerais no último fim de semana

MONTES CLAROS: MÃE DE PRESO FOI TOMADA COMO REFÉM
Uma mulher foi refém dentro de um presídio em Montes Claros. A mulher é mãe de outro detento e foi feita refém no momento em que visitava o filho no local. De acordo com informações, o agente foi levar comida para o homem na cela, quando ele tentou ferir o agente e conseguiu fugir pelo corredor, onde fez a mulher de refém. Em seguida ele se auto-mutilou e ameaça contagiar a vítima com o vírus da Aids. Pedro Francisco Vieira é considerado perigoso pois já matou pelo menos 8 pessoas e foi preso após estuprar uma mulher em Almenara.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) negociou com o preso, que exigiu a presença da imprensa no local, a presença do pai ou do irmão e a transferência dele para o Sul da Bahia, onde mora sua família.

O preso contou aos policiais que estava fazendo aquilo porque ele acredita que sua morte foi encomendada dentro do presídio por R$ 100 mil reais.



RIBEIRÃO DAS NEVES: FAMILIARES PROTESTARAM NA PENITENCIÁRIA INSPETOR JOSE MARTINHO DRUMOND.

Familiares dos presos da Penitenciária Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), confirmaram as denúncias sobre a má qualidade da comida servida aos detentos no presídio. Durante as visitas, os parentes revelaram que os alimentos estariam estragados e, inclusive, alguns dos encarcerados teriam passado mal.

A falta de água nas celas também é reclamação constante, de acordo com relatos de alguns familiares. O clima é muito tenso no local devido, principalmente, à superlotação.

De acordo com a Defensoria pública de Minas gerais que fez uma visita ao presídio na semana passada, o local, que deveria ter 820 presos, abriga, hoje, 2.206 detentos, o que dá uma média de 20 pessoas por cela.

Ao Jornal “Hoje em dia” a esposa de um dos presos contou que o marido divide a cela com outras 22 pessoas. “É muito sofrimento. Não tem nem como dormir direito”, disse a mulher, que não quis se identificar temendo represálias ao esposo. “Se um detento passa mal, por causa da comida, os agentes evitam ao máximo levá-los ao médico, pois falam que é fingimento”, disse o parente de um dos presos, que pediu que o nome não fosse divulgado. No início deste mês, quatro defensores lotados no departamento de Execuções Penais de Ribeirão das Neves visitaram as cadeias da cidade. Segundo a assessoria da Defensoria Pública, os servidores detectaram superlotação em outros dois dos cinco presídios vistoriados.



ALPINÓPOLIS: PRESOS REBELADOS DESTROEM CADEIA

Detentos da cadeia pública de Alpinópolis, no Sul de Minas, fizeram um motim na noite de sábado (11) e destruíram parte da penitenciária. Fontes da Polícia Civil informaram que 24 presos que estavam em quatro celas destruíram parte do interior da cadeia. O motim foi motivado pela falta de assistência médica a um dos detentos, que estaria passando mal. Além de danificar as instalações, os presos ainda atiraram objetos nos agentes penitenciários.

Todo o quarteirão da cadeia foi isolado pela Polícia Militar para evitar uma possível tentativa de fuga em massa.



BAMBUI: CERCA DE 40 PRESOS TENTAM FUGA EM MASSA

Em Cambuí, no sul de Minas Gerais, um detento conseguiu escapar da cadeia na tarde do sábado (11). De acordo com a Polícia Militar, houve uma tentativa de debandada em massa onde cerca de 40 presos tentaram evadir da penitenciária.

Os presos serraram as grades de duas celas e tentaram a fuga. Parte dos fugitivos foi recapturada ainda no pátio da cadeia e um deles foi detido já do lado de fora. O preso que conseguiu escapar usou os fundos da penitenciária.

O detento ferido, que quebrou a mão ao tentar passar pela abertura na grade, foi levado para a Santa Casa da cidade. Até o fechamento desta edição, o único foragido ainda não havia sido encontrado.

A segurança na cadeia foi reforçada pelas polícias Civil e Militar, além dos poucos agentes da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi).
fonte: http://nevesnews.com/?p=4282

Nenhum comentário:

Postar um comentário