BLOG DO CORLEONE

Camisas da Polícia Penal

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Desentendimento entre policiais militares e civis termina com pancadaria em Contagem.

Uma operação policial destinada a prender supostos sequestradores terminou em confusão entre policiais civis e militares no fim da tarde desta quarta-feira (2) na rua Japurá, no bairro Amazonas, em Contagem, na Grande Belo Horizonte. Um policial militar chegou a ser conduzido algemado por policiais civis, acusado de desacato.

Moradores relataram que dois carros, sendo um Astra e um Palio Weekend, pararam em frente a uma oficina mecânica e homens armados invadiram o estabelecimento. Eles eram policiais civis e os carros estavam descaracterizados, já que estavam envolvidos em uma operação policial. Em seguida chegou uma viatura da Polícia Militar e o tenente responsável deu voz de prisão para os agentes da Polícia Civil que estavam dando escolta.

A partir de então um delegado e o tenente começaram a trocar ofensas e empurrões, dando início a uma confusão generalizada. Os policiais das duas corporações pediram reforço e, segundo os moradores, ônibus da PM e até helicóptero foram enviados para o local. Os policiais apontaram armas uns para os outros e pelo menos um teria sofrido sangramento no nariz após ser agredido com socos.

Os moradores afirmaram ainda que chegaram a ser ameaçados de prisão, pois criticaram a postura dos policiais, questionando a eles que deveriam estar ocupados em combater o crime e não brigando entre si. Há relatos de que havia mais de 150 homens das duas polícias envolvidos na briga.

A operação seria destinada a prender os três suspeitos de participação no sequestro de um gerente bancário, rendido em casa na noite de terça-feira no bairro Castelo, região Noroeste de Belo Horizonte, e libertado pela manhã em Contagem, nas proximidades do banco onde trabalha e foi obrigado a sacar R$ 250 mil. Nenhuma das duas corporações confirmou a finalidade da operação.

A assessoria da Polícia Militar não se pronunciou sobre a ocorrência, orientando a reportagem a procurar a assessoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). A reportagem de O TEMPO Online tentou contato com a assessoria da Polícia Civil, mas ninguém atendeu as ligações.

Já a Seds confirmou que houve a confusão entre as duas corporações, no entanto desconhece os motivos da briga. O órgão afirmou que as duas corregedorias, da Polícia Militar e da Polícia Civil, aturarão em conjunto para esclarecer o fato. Será instaurado um procedimento de apuração por meio de uma portaria conjunta entre as duas polícias. De acordo com o que for apurado, serão tomadas providências cabíveis.

Denúncias do Sindpol
A reportagem de O TEMPO Online entrou em contato com o 39º Batalhão da Polícia Militar, onde estão lotados os militares que deram início ao conflito, para conversar com o tenente-coronel Rinaldo, comandante da unidade, para obter explicações sobre as denúncias feitas pelo Sindicato dos Policiais Civis. No entanto, o batalhão informou que somente a assessoria de imprensa da PM está autorizada a falar sobre o caso.

Insistentemente a reportagem, então, telefonou para o capitão Gedir Rocha, assessor de imprensa da PM, e para o tenente-coronel Ricardo Calixto, chefe da Assessoria de Comunicação Organizacional da PM, mas nenhum dos dois atendeu as ligações.



FONTE: O TEMPO.

7 comentários:

  1. INRESPONSABILIDADE , FALTA DE PREPARO, DESVIO DE CONDUTO , diante deste , da para se ver a falta de preparo dos policiais militares onde vem trabalhando sem se quer com um minimos de fiscalizaçao por seus superiores, isto e que eu chamo de da milho pra bode kkkkkkkkkkkk. trabalhar sem uma retagaurda sem comando , podendo fazer o que se bem , sem o minimo de fiscalizaçao , este policiais militares trabalho cometendo crimes uns atraz dos outros e nada e feito , gostaria de parabenizar o grande trabalho da policia militar , ja que a mesma vem prende , julga e condenar , mal sabe fazer o seu trabalho e quer fazer o da policial civil e do poder judiciarios

    ResponderExcluir
  2. SENHORES POLICIAIS MILITARES . vossas senhoria mal sabe fazer seu papel e ainda quer fazer os do outros. vossos comando vem formando e um bando de baderneiros vcs nao acham , alem de uma policia mal preparada, violenta , agressiva . sera que vcs . nao ver que nao pssa de um oficiboy da justiça . andre silva : cidadao pgador de impostos e de salarios de uma policia em vao

    ResponderExcluir
  3. na minha opinião ambas estão despreparadas,e quem paga o pato é a sociedade, que cada vez mais fica na duvida se a policia é para proteger ou para dar espetaculo ora trocando tapas ora achando que é melhor que o outro ena verdade esquecem que são fucionarios publicos estatuais pagos para proteger a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Esses comentários anteriores são tendenciosos e só podem ter partido de policiais civis ou de seus simpatizantes (Nota-se pela qualidade do português utilizado).
    Se os militares foram os motivadores do conflito com certeza serão punidos, agora quanto ao bando agressor da PC isso eu já não sei.
    Vamos ver no que vai dar mais esta demonstração de intolerância, preconceito, despreparo e principalmente burrice.

    ResponderExcluir
  5. Policia civil: Preguiçosa, despreparada, mal equipada, incompentente.Ha anos que a milicia de tiradentes vem fazendo o seu trabalho com muita qualidade sendo o principal de segurança publica do estado, com exelentes resultados na redução da criminalidade

    ResponderExcluir
  6. um dos comentarios acima não é de policial, mas de um cidadão brasileiro, que paga seus impostos. e tem sim uma má qualidade em seu português mas não a ponto de chegar ao cúmulo do derespeito. e não adianta uma achar que é melhor que a outra, ambas estão deixando muito a deseijar.

    ResponderExcluir
  7. A PREPOTENCIA PRECEDE A QUEDA!! SE TIVESSE CIVILIDADE NÃO PASSARIAM POR ESTE VEXAME.... SER DESARMADO E PRESO!!!! rsrsrsrs.

    ResponderExcluir